Portugal deixou que o sonho se escapasse das mãos. Queiroz foi acusado de más decisões, os jogadores de más declarações, a Espanha continuou na corrida.
Quando prestou declarações à RTP1 no final do jogo, o seleccionador disse que tinha substituído Hugo Almeida por Danny por este estar esgotado. Quando saiu do balneário o jogador disse que não estava, que ficava chateado com a decisão de Carlos Queiroz: "Isto é uma equipa", declarou. Em relação a esta decisão polémica do seleccionador, Luís Figo disse que não tirava o Hugo Almeida e afirmou ainda: "No meu tempo foi sempre maravilhoso em termos de grupo, de trabalho, porque nos ajudava a superar".
Ainda à saída do balneário, foi perguntado a Cristiano Ronaldo como explicava o facto de a Selecção ter perdido aos portugueses, ao que o capitão respondeu "Perguntem ao Queiroz!". Esta resposta foi bastante polémica e hoje o jogador explicou que "tudo se deveu a uma tristeza inimaginável" e que não esperava que interpretassem o que disse de uma forma depreciativa. Em resposta a estas declarações, o seleccionador referiu na conferência de imprensa de hoje de manhã que "as frustrações têm de ser contidas" e que "se o tamanho da camisola for pequeno de mais para alguém, pode sair".
Hoje no jornal da SIC, os comentadores Miguel Sousa Tavares e Pedro Santana Lopes falaram acerca do jogo. Miguel disse que Portugal merecia perder, "só merece ir em frente quem não tem medo de perder" e Santana afirmou que "nós não jogámos quase nada (...) não marcámos golos, jogámos à defesa". Miguel disse ainda que "são vários erros" e em relação à substituição polémica de Queiroz Santana disse que "o Hugo Almeida estava em crescendo". O comentador disse ainda que "Portugal não tem a força de alguns países" e que "depois do um a zero foi compungente".
Apesar de tudo, para os comentadores "Cristiano Ronaldo foi a maior desilusão deste Mundial". De facto, foram muitas as criticas apontadas ao jogador. Miguel não percebe "como é que o Queiroz tem o Cristiano Ronaldo como capitão" e diz ainda que o jogador "no Real Madrid faz o que lhe mandam, na Selecção faz o que quer". Santana Lopes diz que "Cristiano Ronaldo não jogou nada! É só body building e marketing!" e ainda que "os grandes jogadores das outras equipas concretizam, Ronaldo faz pose".
No final, Eduardo e Coentrão levaram os elogios. Segundo Santana "o Eduardo fez uma grande exibição, o Coentrão também". Para Miguel, "Eduardo foi uma das grandes surpresas do Mundial, o Coentrão também. O Cristiano Ronaldo precisa de um banho de humildade urgente!".